Usina Santo Antônio

Hidrelétrica construída às margens do Rio Madeira, em Rondônia, terá as maiores turbinas bulbo do mundo.Conheça detalhes das inovações tecnológicas e construtivas do empreendimento

A turbina escolhida, do tipo bulbo, posiciona-se horizontalmente e é movida com a vazão do rio, sem necessidade de grandes desníveis. As turbinas usadas na UHE Santo Antônio, 44 no total, serão as maiores do tipo no mundo. Cada uma é capaz de escoar 600 m³/s de água, com capacidade de geração de 72 MW.

Por conta dessa técnica, não é necessário um grande reservatório de água, o que diminui a área alagada, que será de 240 km². Segundo o Consórcio CSAC, a calha natural do rio Madeira em períodos de cheia é de aproximadamente 164 km², o que confere um índice de área inundada por megawatt de capacidade instalada de 0,09.

Os vertedouros, por meio das comportas, escoam a vazão não turbinada do rio. Quando ele está mais seco, as comportas se fecham, e toda a água corre pelas Casas de Força. Quando, ao contrário, ele está muito cheio, é preciso escoar o excesso de água. O vertedouro da Usina Santo Antônio foi projetado para uma vazão que só ocorre uma vez a cada dez mil anos: 84 mil m³/s. O rio Madeira tem vazão de 4 mil m³/s na seca e 40 mil m³/s na cheia.

fonte: pini.com.br

Compartilhe Motriz Engenharia